Maquetes de Castelos de Portugal

27 março 2023

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 5º ano e numa perspetiva de “aprender com os outros”, alargar fronteiras e ir para além das “paredes” sala de aula, trazendo para a escola e para o seu próprio conhecimento o saber e contributo dos pais e outros familiares, pesquisaram informações sobre os Castelos de Portugal, delinearam o projeto de construção de uma maquete e, por fim, construíram o castelo por si escolhido. Num princípio de valorização do conhecimento que cada um possui, transpuseram os “muros da escola”, numa união de saberes múltiplos e transdisciplinares, cruzando-se, assim, as dimensões experimental, artística e tecnológica da aprendizagem. De igual modo, o desenvolvimento de competências específicas da disciplina de História e Geografia de Portugal, de pesquisa, da sensibilidade artística, aliadas à mobilização de saberes de diferentes áreas, à motivação, e à exploração e desenvolvimento da criatividade, permitiram aos alunos a aquisição de aprendizagens essenciais que, ao “aprender fazendo”, lhe concedeu o acesso a ferramentas indispensáveis para o seu futuro pessoal e profissional. Os castelos do 5.º ano estiveram expostos no átrio do Colégio, partilhando, deste modo, com toda a comunidade escolar réplicas de monumentos que fizeram (e fazem) a nossa história.

Consultem a galeria de fotografias na página do facebook.