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Princípios Orientadores

O Projeto Educativo constitui o principal instrumento na definição da filosofia educativa do nosso Colégio.

A intencionalidade educativa deste Projeto pressupõe práticas organizacionais e relacionais do Colégio, que refletirão também os valores que o orientam.

Consulte aqui o Projeto Educativo.

Todas as valências, nas suas matrizes curriculares, são complementadas por atividades de Enriquecimento Curricular, oferta do Colégio e Extracurriculares, de frequência facultativa.

O processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se, em observância pelos princípios da liberdade e da dignidade da pessoa humana, de forma a criar espíritos independentes, responsáveis, críticos e solidários.

Para além da componente educacional e científica, a preocupação com o ambiente e a ecologia integram o nosso projeto desde a sua génese.

Localizado fora dos grandes aglomerados populacionais, aqui as crianças desfrutam de um espaço de liberdade e segurança em plena Natureza. A preservação da Natureza e do meio ambiente, através do conhecimento dos recursos naturais e da sua utilização racional, concretizam-se na prática quotidiana alargada a toda a comunidade educativa, através de atividades diversas.

Porque acreditamos no poder e no papel das emoções no sucesso dos alunos, trabalhamos esta temática e as relações humanas de uma forma curricular e adequada às idades de cada um. Encorajamo-los a lidar com os seus sentimentos de forma construtiva, de maneira a que estes possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo assim o equilíbrio entre aspetos cognitivos racionais e emocionais, desenvolvendo ações, baseadas em princípios e valores solidários, através do envolvimento de toda a Comunidade Escolar.

Valorizamos a responsabilidade, a iniciativa, a criatividade e a participação. A expressão da individualidade de cada aluno é refletida nos vários projetos que o Colégio promove no âmbito da Educação Artística – Música, Artes Visuais, Teatro -, espaços orientados para estimular o desenvolvimento das suas capacidades criativas e sensibilidade estética e artística.

O desenvolvimento de metodologias ativas e inovadoras que apelem à participação do aluno na construção das suas aprendizagens conduz a uma crescente autonomia e a uma permanente reflexão crítica. Para isso, apostamos anualmente em projetos diferenciadores, que se vão alternando, na área da Matemática, do Português, das Ciências Naturais, do Inglês, do Desporto e da Educação para a Saúde, das Emoções, da Ecologia, ou das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Fomentamos a prática da atividade física e brincadeiras ao ar livre, contribuindo assim para a promoção de hábitos de vida saudável. Consideramos que a atividade física dá um contributo inestimável à formação das crianças, estimulando um integrado desenvolvimento intelectual, emocional e físico, espírito de entre ajuda, sentido de grupo e coesão.

O Colégio Penas Real tem um corpo docente estável que garante a continuidade do trabalho numa perspetiva de médio e longo prazo, procurando constantemente desenvolver projetos e atividades, operacionalizando metodologias que enriqueçam o percurso escolar dos seus alunos.

Contamos para isso com um conjunto de docentes com habilitação profissional própria, que, diariamente, contribui para o sucesso escolar e pessoal dos seus alunos, favorecendo, por conseguinte, o seu processo ensino/aprendizagem, rumo a uma Escola que promete a todos um maior sucesso.

De referir, ainda, a existência de alguns professores/formadores coadjuvantes, especialistas, que representam uma mais-valia na construção do nosso projeto educativo.

O Colégio mantém uma relação estreita com as Famílias, pois consideramos essencial o seu envolvimento/participação como fator potenciador do desenvolvimento e sucesso educativo dos alunos.

 

O Colégio Penas Real dispõe de Autorização de funcionamento n.º 31/EPC/Lisboa e Vale do Tejo/2014 e de Licença de funcionamento n.º 28/2014/Setúbal, de 5 Novembro.